Everyday i'm tumblring
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caso Airluxor: arguida chegou a Portugal e já requereu liberdade

Ir para baixo

Caso Airluxor: arguida chegou a Portugal e já requereu liberdade Empty Caso Airluxor: arguida chegou a Portugal e já requereu liberdade

Mensagem por joaninha Dom Out 24, 2010 5:07 pm

Virgínia Passos, uma das portuguesas detidas em 2004 na Venezuela depois da descoberta de cocaína num avião fretado pela Airluxor, chegou este domingo a Lisboa com o objectivo imediato de conseguir ser libertada, de acordo com o seu advogado, Carlos do Paulo.

Virgínia Passos tinha requerido a extradição para Portugal em 2007, mas o processo foi «longo e complicado». O advogado revelou aos jornalistas que já requereu a liberdade condicional da sua cliente, apesar de não conseguir prever quanto tempo poderá demorar a conseguir esse objectivo.

«Estamos a tentar judicialmente que de uma forma célere seja restituída de imediato à liberdade. A lei não determina um prazo, depende se os pressupostos estão ou não reunidos. Essa é a minha prioridade agora e além disso é também a prioridade legítima de qualquer cidadão que deve estar em liberdade e que está e vem sob prisão», declarou à comunicação social, no aeroporto de Lisboa, onde a sua cliente chegou pelas 13.00.

Carlos do Paulo adiantou que, à luz do regime penitenciário venezuelano, Virgínia Passos tem «praticamente a pena cumprida». Isto porque, de acordo com o regime da Venezuela, por cada dois dias de cumprimento de pena a trabalhar é descontado um dia.

«A minha constituinte, atendendo às suas qualificações profissionais, ministrava aulas de línguas, como também preparação jurídica no Instituto Nacional de Orientação Jurídica [onde estava detida]», afirmou.

Aliás, Carlos do Paulo indica também que Virgínia Passos poderia estar já há mais de um ano em liberdade condicional na Venezuela, mas o que a impediria de sair do país. «Sacrificou um ano e meio de cumprimento pena para poder beneficiar desta extradição», frisou.

Carlos do Paulo descreve Virgínia Passos como estando «ansiosa, nervosa e preocupada», além de um estado depressivo que se deve a seis anos de cumprimento de pena.

Virgínia Passos vai ficar detida no Estabelecimento Prisional de Tires (Cascais), onde se encontra a outra arguida do caso da Airluxor, Maria Antonieta, que já foi transferida para Portugal em Junho.

tvi24
joaninha
joaninha
Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 907
Golds : 1510
Reputação : 12
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 28
Localização : Lisboa

http://joaninhaw.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos