Everyday i'm tumblring
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal tem das mais altas taxas de cesarianas da Europa

Ir para baixo

Portugal tem das mais altas taxas de cesarianas da Europa  Empty Portugal tem das mais altas taxas de cesarianas da Europa

Mensagem por joaninha Sáb Out 16, 2010 11:27 am

Portugal terá uma taxa global de cesarianas acima dos 35 por cento, contando unidades públicas e privadas. Portugal torna-se assim num dos países europeus com maior número de partos por cesariana, segundo estimativas de um grupo de peritos.
Os dados referentes aos hospitais públicos indicam que, em 2009, a taxa de cesarianas foi de 33,2 por cento e os dados de 2005 das unidades privadas mostram uma taxa superior a 65 por cento.

Tendo em conta estes números, a comissão para a redução da taxa de cesarianas da Administração Regional de Saúde do Norte concluiu que a taxa global de cesarianas em Portugal tenha rondado os 36 por cento. Portugal é um dos países europeus que mais recorre à cesariana, tendo sido ultrapassado em 2007 apenas pela Itália.

«Todos os restantes países europeus têm uma taxa que não ultrapassa os 30 por cento e vários têm uma taxa inferior a 20 por cento», frisa a comissão num documento onde propõe 10 medidas para reduzir a quantidade de partos cirúrgicos.

Nos países nórdicos, como a Suécia, Finlândia e Noruega a taxa de cesarianas não chega aos 17 por cento e na Hungria é de 14 por cento.

Lembram os peritos que a cesariana envolve riscos adicionais de morbilidade e mortalidade maternas, decorrentes sobretudo de uma maior incidência de complicações trombo-embólicas, hemorrágicas e infecciosas.

Fonte oficial do Ministério da Saúde disse à Lusa que as autoridades estão a estudar uma proposta para avançar com uma campanha para esclarecer sobre os riscos clínicos que advêm de uma cesariana. A campanha também será pensada para desmistificar a dor do parto natural e combater o estigma das dores de parto.

iol
joaninha
joaninha
Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 907
Golds : 1510
Reputação : 12
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 28
Localização : Lisboa

http://joaninhaw.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos