Everyday i'm tumblring
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal ainda tem de convencer investidores de que pode regressar aos mercados

Ir para baixo

Portugal ainda tem de convencer investidores de que pode regressar aos mercados Empty Portugal ainda tem de convencer investidores de que pode regressar aos mercados

Mensagem por ritandrade Qua Jul 04, 2012 9:27 pm

Portugal ainda tem de convencer investidores de que pode regressar aos mercados Ng2015958

Um relatório da Comissão Europeia sobre a quarta avaliação à execução do programa de ajustamento português, citado, esta quarta-feira, pela Bloomberg, aponta para a necessidade de os investidores serem convencidos da viabilidade de Portugal regressar aos mercados em 2013.

"As taxas das obrigações de longo prazo de Portugal caíram, mas continuam altos", assinalou a Comissão Europeia (CE), que, a par do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), faz parte da chamada 'troika'.

Segundo Bruxelas, "estes são desenvolvimentos positivos, porém, as altas taxas ainda indicam que os mercados precisam de ser convencidos sobre a viabilidade de Portugal recuperar o acesso ao mercado".

As taxas da dívida pública portuguesa a 10 anos rondam agora os 10%, ao passo que, no prazo de dois anos, está nos 7,9%.

No mesmo relatório, que ainda não foi tornado público, mas que está a ser citado pela agência noticiosa Bloomberg, a CE teceu alguns elogios ao andamento do programa de ajustamento português.

Desde logo, considerou que a meta orçamental para o défice público português em 2012 de 4,5 por cento, estipulada entre Portugal e a 'troika' no âmbito da ajuda financeira ao país, é exequível.

Depois, no documento, é dito que o programa de ajustamento português está a ser "amplamente" cumprido.

A CE considera também que há poucos sinais de que Portugal esteja a perder o 'momentum' [ritmo] das reformas, ainda que saliente que o risco de implementação do programa tenha crescido.

Já as projeções de financiamento do programa de ajustamento económico português "mantêm-se válidas", de acordo com a quarta avaliação feita por Bruxelas.

jn
ritandrade
ritandrade
Moderadora
Moderadora

Mensagens : 678
Golds : 791
Reputação : 2
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 28
Localização : Puerto :p

http://forumcaipirinha.one-forum.net/index.htm

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos