Everyday i'm tumblring
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Investigadores lusos participam em missão espacial

Ir para baixo

Investigadores lusos participam em missão espacial Empty Investigadores lusos participam em missão espacial

Mensagem por joaninha Ter Out 26, 2010 6:59 pm

Investigadores portugueses do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto participaram numa missão espacial internacional na qual foi feita a medição mais precisa da idade de uma estrela, com uma incerteza de apenas um por cento, escreve a Lusa.
Denominada Kepler, a missão utitizou os dados fornecidos pelo satélite com o mesmo nome, da NASA, para definir «com elevada precisão» a idade e o diâmetro da estrela KIC 11026764.

Segundo comunicado do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), a idade da referida estrela foi determinada com uma incerteza de apenas um por cento, «cerca de dez vezes melhor do que aquilo que seria possível obter com técnicas convencionais».

A medição da idade de uma estrela, um dos «parâmetros mais difíceis de estimar», é uma questão primordial para a Astronomia já que só com este dado é que é «possível perceber como irá morrer o Sol», para além da resolução de alguns problemas acerca da evolução estrelar.

O diretor do CAUP, Mário João Monteiro explica, no mesmo comunicado, que a estrela em causa «é como um sol envelhecido» e que o seu estudo, recorrendo aos dados de elevada precisão do Kepler, permitiu «dar um salto qualitativo» em termos de compreensão, «com impacto na capacidade de prever a evolução de estrelas como o Sol».

O também membro do Steering Commitee para o Consórcio de Ciência Asterossísmica do Kepler (KASC) considera que com esta descoberta existe «agora uma nova janela para estudar o sol e estrelas semelhantes», mesmo com idades diferentes, esperando-se que seja finalmente possível conseguir atribuir idades precisas às várias fases da vida das estrelas.

O satélite Kepler foi lançado em março de 2009 e desde então tem medido «com grande precisão» o brilho de mais de 150 mil estrelas, com o objectivo de detetar exoplanetas através da observação de trânsitos planetários.

«No entanto, os dados que o Kepler tem obtido apresentam uma qualidade tão elevada que têm permitido também a detecção de pulsações nessas estrelas. Estas vibrações permitem determinar vários parâmetros estelares com uma precisão muito elevada, recorrendo a técnicas de asterossismologia», refere o mesmo documento.
joaninha
joaninha
Membro Prata
Membro Prata

Mensagens : 907
Golds : 1510
Reputação : 12
Data de inscrição : 10/10/2010
Idade : 28
Localização : Lisboa

http://joaninhaw.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos